Peças Moldadas, como funciona?

Peças Moldadas, como funciona?

Pessoal que acompanha meu Blog, tudo bem com vocês? Então tudo bem, vamos lá.
Eu vou passar aos poucos meu conhecimento no segmento de moldes, mais especificamente no processo de moldagem por injeção de termoplástico, mas focando a utilização do Software SolidWorks, suas ferramentas de moldagem de cavidades, postiços, distribuição de extratores, ferramentas padrões para otimização de furação de placas na montagem, entre outros.
Vamos falar inicialmente sobre o processo de moldagem.
Moldagem é o processo mecânico onde são obtidas peças utilizando matéria-prima não sólida. Esta pode estar em formato líquido, de  ou de argila. Quando a matéria-prima é um pó, a solidificação pode ser feita através da adição de um líquido aglomerante ou por aquecimento. Nos outros casos, o enrijecimento pode acontecer pelo simples contato com o ar.

Uma das metades de um molde de bronze para a confecção de pontas de lança (c. 1400-1000 a.C.)
Este processo é utilizado em obtenção de peças cerâmicasplásticas e peças fundidas. Este processo consiste da colocação da matéria-prima em um molde, dividido em duas ou mais partes, dependendo da complexidade da forma final da peça.
Vamos dar segmento ao estudo, mais especificamente a ferramenta de moldagem por injeção.
Os moldes de injeção são hoje, os mais largamente usados no processamento de polímeros.Os primeiros moldes foram concebidos, ainda no século XIX, quando os irmãos Hyatt, nos Estados Unidos patentearam a primeira máquina de injeção para um material celulósico.
Um molde de injeção pode ser entendido como um conjunto de componentes funcionais que permitem que um espaço em que a peça vai ser moldada, definido pela cavidade, sejam preenchidas com o plástico fundido em condições controladas, pelos outros sistemas que garantem a qualidade dimensional e estrutural das peças produzidas. Estes sistemas funcionais são compostos pelos seguintes componentes:


























O Processo:
A Injeção Plástica ou Moldagem por injeção é um processo de manufatura, utilizado para se produzir peças a partir de matérias primas como o plástico.
A matéria prima é introduzida em um cilindro aquecido de uma máquina injetora, misturada e forçada em uma cavidade do molde, esfria e endurece, adquirindo o formato da cavidade.
Uma máquina injetora é composta basicamente por um funil de alimentação, cilindro de plastificação, rosca (que é alojada dentro do cilindro) e molde.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário